Quem Somos
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores.
Sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais são filiados ao DIEESE e fazem parte da direção da entidade. Atualmente, são cerca de 700 associados.
Ao longo dos mais de 60 anos de história, o DIEESE conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional como instituição que desenvolve pesquisa, assessoria e educação voltadas para os dirigentes e assessores das entidades sindicais e os trabalhadores. Graças a um trabalho que beneficia a toda a sociedade, é reconhecido como instituição de utilidade pública.
O DIEESE possui 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).
O que fazemos
O DIEESE atua em temas relacionados ao mundo do trabalho e às políticas públicas, desenvolvendo
- ASSESSORIA ÀS NEGOCIAÇÕES
- PESQUISAS, ESTUDOS E ESTATÍSTICAS
- EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO SINDICAL
Assessoria
O DIEESE assessora e subsidia entidades em relação ao processo de negociação coletiva. Os principais serviços oferecidos são:
- Assessoria presencial às entidades sindicais nas mesas de negociação com entidades patronais, empresas e governos.
- Estudos salariais e simulações.
- Participação em eventos (assembleias e reuniões).
- Análise de políticas econômicas, de desempenho de empresas ou de setores, perfil dos trabalhadores, conjuntura econômica, perdas salariais e outras.
- Acompanhamento e análise do processo orçamentário público.
- Alocação de equipe dentro das entidades sindicais, para executar plano de trabalho específico para essas instituições, em unidades chamadas subseções.
- Preparação e planejamento de campanha salarial e do processo de negociação coletiva público e privado.
Os técnicos do DIEESE participam de aproximadamente 1.000 rodadas de negociação por ano.
O DIEESE também assessora as entidades sindicais em inúmeros fóruns nacionais e internacionais, nos quais são debatidos os mais diversos assuntos socioeconômicos de interesse dos trabalhadores.
Por meio da área de assessoria, o DIEESE disponibiliza técnicos para trabalhar dentro das entidades sindicais, se houver demanda.
Pesquisa
Desde a fundação, o DIEESE realiza pesquisas que disponibilizam informações sobre salários, custo de vida, mercado de trabalho, perfis de categorias profissionais e de setores, greves, perfil socioeconômico dos trabalhadores, acordos e convenções coletivas, entre outros. Alguns desses levantamentos são regulares, outros são especiais, desenvolvidos por demanda de entidades sindicais ou parceiras.
Regulares
- Índice do Custo de Vida da cidade de São Paulo (ICV) - desde 1959
Verifica mensalmente a variação de preço de mais de 1.000 itens de consumo. - Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA) - desde 1959
Atualmente é realizada nas 26 capitais e no DF.
Acompanha o valor médio de 13 itens essenciais de alimentação. - Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) - desde 1985
Iniciada na Região Metropolitana de São Paulo e, em diferentes períodos, expandida para outras áreas. Acompanha a movimentação do mercado de trabalho metropolitano. - Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais (SAIS-DIEESE)
Levanta e sistematiza informações sobre salário, pisos salariais, negociações coletivas, greves. Os dados são organizados em banco de dados e divulgados em estudos, em intervalos regulares desde a década de 1980.
Solicitadas por sindicatos ou outras entidades, com temática variada
- Perfil socioeconômico de categorias profissionais.
- Perfil de participantes (delegados e congressistas) de congressos sindicais.
- Caracterização do mercado de trabalho para jovens, negros, gênero; salários; setores econômicos; tempo de trabalho, produtividade; terceirização; condições de trabalho; saúde; economia solidária; políticas públicas etc.
- Saúde do trabalhador.
Educação
O DIEESE oferece, por meio da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, amplo catálogo de cursos sobre questões da economia, da negociação coletiva, do mundo do trabalho, da ação sindical. Entre os cursos destacam-se matemática sindical, planejamento de campanha salarial, negociação e finanças públicas, reestruturação produtiva e setorial, PLR, jornada de trabalho, saúde, trabalho, gênero, raça, entre inúmeros outros assuntos. São mais de 500 horas de cursos.
Políticas públicas
Direcionada para subsidiar a ação sindical em prol dos trabalhadores, a produção do DIEESE nesse tema está relacionada com emprego, renda, economia solidária, previdência e seguridade social, saúde pública e dos trabalhadores, educação e qualificação profissional e desenvolvimento local.
O trabalho é realizado por meio da participação em diversas instâncias e fóruns, onde a entidade assessora o movimento sindical; ou ainda de projetos desenvolvidos em convênio com governos, nos quais também são desenvolvidos levantamentos, pesquisas, estudos, formação de gestores e conselheiros etc.
O trabalho é realizado por meio da participação em diversas instâncias e fóruns, onde a entidade assessora o movimento sindical; ou ainda de projetos desenvolvidos em convênio com governos, nos quais também são desenvolvidos levantamentos, pesquisas, estudos, formação de gestores e conselheiros etc.
No tema das políticas públicas, uma ferramenta que muito tem contribuído com o trabalho de governos de várias esferas são osObservatórios do Trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário